Sua água
Os processos de tratamento de água da Jacundá Ambiental incluem vários passos que visam torná-la segura para o consumo humano.
Conheça o nosso processo:
- Captação: A água é captada do Rio Arraias e levada até a ETA (Estação de Tratamento de Água)
- Floculação: Chegando na Estação são adicionados produtos químicos que ajudam a aglutinar as partículas em suspensão na água, facilitando sua remoção.
- Decantação: A água é mantida em repouso para permitir que as partículas floculadas afundem, deixando a água mais clara.
- Filtração: A água é filtrada nos tanques de carvão ativado, seixos e areia.
- Cloração: A adição de cloro à água ajuda a matar bactérias, vírus e outros patógenos, tornando a água mais segura para o consumo. O CLORO É O SELO DE GARANTIA DE UMA ÁGUA POTÁVEL: BOA PARA O CONSUMO HUMANO.
- Fluxo lento e maturação: A água tratada é mantida em repouso por um período para permitir a maturação, o que ajuda a melhorar sua qualidade.
ÁGUA TRANSPARENTE NÃO É SINÔNIMO DE ÁGUA BOA PARA CONSUMO!
Cuidado com as águas de poços artesianos, minas ou outras procedências.
As doenças de veiculação hídrica são aquelas transmitidas por meio de água contaminada, principalmente com coliformes fecais, como cólera, hepatite A, verme intestinais e diarreia. É importante tomar medidas de precaução para evitar a contaminação da água, como tratamento adequado e cloração, bem como lavar as mãos com frequência e seguir boas práticas de higiene alimentar.
Os rigorosos controles de qualidade da água da Jacundá Ambiental visam garantir que ela esteja segura para o consumo.
Conheça as medidas adotadas para esse controle:
Monitoramento regular da qualidade da água: A água é testada regularmente para verificar se está dentro dos padrões estabelecidos para a qualidade da água, desde o momento da captação, durante o processo de tratamento, antes de ser distribuída para a cidade e também em dezenas de pontos nas redes de distribuição.
Padrões de qualidade da água: Existem padrões estabelecidos para a qualidade da água, que incluem limites para os níveis de cloro, pH, nitratos, nitritos, minerais, metais, pesticidas e outras substâncias.
Treinamento e educação da equipe: O pessoal envolvido no controle da qualidade da água é treinado e capacitado sobre as melhores práticas e técnicas de controle de qualidade.
Investimento em tecnologia: A tecnologia de tratamento de água é constantemente atualizada e aprimorada para garantir que a água seja tratada dentro das melhores práticas mundiais.
Comunicação aberta e transparência: As informações sobre a qualidade da água são compartilhadas com a comunidade e outros interessados para garantir a transparência e a confiança de que a água tratada e distribuída em Jacundá pode ser consumida.
Divulgação dos parâmetros da qualidade da água, realizado por laboratório externo:
Os dados mensais da qualidade da água são enviados na sua conta de água, se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco!